sexta-feira, setembro 23, 2005

Penafiel revisitado


VS

ULTIMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA ANTES DO JOGO, Koeman

P – Já é possível confirmar se manterá a mesma equipa ou se alterará alguma coisa relativamente ao encontro com a U. Leiria?
R - «Tudo aquilo que possa acontecer será primeiro dito aos jogadores».

P – O Benfica precisa de vencer num terreno que é sempre muito complicado...
R - «Não ganhámos em Penafiel nos últimos encontros lá realizados, mas pensamos apenas em vencer esta partida, mesmo tendo em conta de que se trata de um campo e de um adversário sempre complicados. Só que a nossa realidade é muito simples: queremos recuperar os pontos que temos em atraso».

P – O regresso de Ricardo Rocha é a grande novidade na equipa. Ele jogará de início?
R - «Sim, é certo que ele está de volta. É um jogador que faz falta à equipa, mas ainda não está decidido se jogará ou não».

P – Mas perspectiva alguma alteração táctica na equipa?
R - «Tal como aconteceu na altura em que perdemos com o Gil Vicente, não me parece que sejam as alterações tácticas a decidirem jogos. Já nesse encontro tivemos muitas oportunidades de golo e não ganhámos. Agora que já conseguimos obter alguns triunfos, existe maior estabilidade e quando assim é não é costume mudar. Mas logo veremos o que faremos, até porque o plantel precisa de ser gerido, tendo em mente que temos muitos jogos pela frente».

P – Em que aspectos julga que a equipa melhorou e em quais sente que precisa de mudar para ficar mais forte?
R - «Noto, acima de tudo, que a equipa confia mais em si própria. Existe mais tranquilidade. Por outro lado, diante do U. Leiria perdemos algum do controlo da partida durante a primeira parte, numa fase em que estávamos a ganhar. Não podemos perder tantos passes quando estamos em vantagem. Sinto que temos de melhorar nesse aspecto».

P – Vai alterar alguma coisa na equipa, a pensar em Manchester?
R - «Sinceramente, não penso em Manchester. Este encontro com o Penafiel é muito mais importante, neste momento».

P – O porto e o sporting perderam pontos. De que forma o Benfica pode beneficiar com os resultados da passada jornada?
R - «Sabe, não há equipas invencíveis nesta Liga. Trata-se de um campeonato forte, com partidas de grande dificuldade. Como a competição é muito longa, todos perderão mais pontos, mas isso só será bom para nós se nos mantivermos tranquilos e continuarmos a ganhar».

P – Ficou surpreendido com o estilo de jogo que se pratica em Portugal?
R - «Antes de vir para o Benfica vi todos os encontros que a equipa realizou na passada temporada. Desde logo notei que as equipas defendem muito bem e são muito organizadas. Já sabia que este não era um campeonato tão aberto como noutros países, pelo que não fiquei surpreendido com a Liga portuguesa».

P – O que espera deste Penafiel?
R - «Conseguiram pontuar contra o Marítimo e, por isso, estão mais confiantes. Quanto ao jogo connosco, sentem que nada têm a perder, o que lhes será benéfico».

P – O técnico do Penafiel deixou bem claro que tentará aproveitar a baixa estatura da maioria dos jogadores do Benfica...
R - «Ele deve pensar, antes, na sua equipa. Se julga que pode marcar em situações de bola parada porque tem jogadores mais altos, então temos de nos precaver contra isso. Quanto à estatura dos nossos jogadores, isso obriga-nos a jogarmos com a bola no pé e de forma rápida. Se notarem, foi com jogadores baixos como Miguel, Petit, Manuel Fernandes, Nuno Assis, Simão e Geovanni que o Benfica se sagrou campeão. Nada mudou e isso não me preocupa, pois dou primazia a um jogador que tenha técnica e rapidez em relação a um que possua 1,95m e que não tenha outras qualidades.

P – De qualquer forma, a equipa fica mais vulnerável nos cantos...
R - «Então cito Cruyff: ‘Nada melhor do que não ceder cantos ao adversário’».

P – Ficou agradado com o centro de estágio no Seixal?
R - «Muito. Trata-se de um local muito importante porque teremos mais tranquilidade para trabalharmos. O Benfica merecia um centro de estágio assim».
(slbenfica.pt ®)

Sem comentários: