quarta-feira, dezembro 08, 2004

Flops Benfiquistas Parte I

Isto foi escrito á uns tempos atrás, e apeteceu republicá-lo. Belo esforço de memória. Tem duas partes.

Hoje lembrei-me do Everson ( sim aquele tipo que contratámos ao Nice e que jogou tão pouco e tão mal) e decidi fazer aqui uma lista daqueles que foram os maiores flops da história da equipa de futebol do Benfica. Nesta lista estão só jogadores da década de 1990 e 2000, e só mesmo os muito maus e aqueles que me lembro, aliás será que mais alguém ainda se lembra deles?
Mostovoi. (92-94) 17j 2g, Foi um fiasco sobretudo porque na altura ainda se estava na ressaca dos problemas que os outros russos do plantel criaram, e ele, que veio a provar ser o melhor de todos, acabou dispensado. Fez uma coisa boa, 1 golo ao porto nas antas numa eliminatória da Taça de Portugal.
Simanic (93-94) 0j; Foi horrível, chegou na época do último titulo, e o melhor que fez foi… ir ao banco um ou dois jogos. Anos mais tarde foi responsável pela queda do Famalicão à 3ª divisão por estar mal inscrito.
Akwá (94-95 e 96-97) 7j 0g; Foi mais um dos novos “Eusébios” que chegou, e partiu sem deixar saudades, na estreia, quando todos esperavam por coisas boas foi tão mau que quem sobressaiu foi um jovem desconhecido chamado Edgar. Joga no Qatar.
Rui Esteves (94-95) 2j 0g; Foi mais uma das loucuras de Artur Jorge, chegou e partiu a meio da época, jogou depois na Coreia do sul.
Paulão (94-95) 7j 0g; Defesa Central, foi titular durante 2 meses e lesionou-se, voltou ao Brasil.
Stanic (94-95) 15j 5g;
Mais um desperdiçado, quase sempre suplente, foi embora, e tornou-se um dos grandes goleadores de outros campeonatos.
Clóvis (94-95) 2j 1g; Detém um recorde curioso, é o jogador do Benfica com melhor média de golos de todos os tempos no campeonato, 1 golo por cada 17 minutos. Não jogou mais.
King (95-96) 1j 0g; É para mim a contratação mais estúpida que alguma vez foi feita, veio por empréstimo do Farense (??), lesionou-se com gravidade num jogo da Taça Uefa, felizmente não voltou a jogar no Benfica.
Paulo Pereira (94-96) 20j 2g; Jogou no porto e marcava penalties, saiu sem deixar saudades. Mais um made in Artur Jorge.
Paredão (95-96) 12j 1g; Era bruto, tosco e tinha acabado de sair do Tirsense, hoje chama-se Emerson Thomé e joga em Inglaterra.
Lúcio Wagner (96-97) 3j 0g; Era um lateral esquerdo que apareceu tão depressa como desapareceu, foi fazer companhia ao Deco no Alverca.
Glenn Hélder (96-97) 12j 1g; Estreou-se (0-0 com Marítimo), Despediu-se ( 1-1 com Estrela) e Marcou ( 1-1 com Braga) em empates, saldo final um empata.
Leónidas (97-98) 5j 0g; Entrou em Junho, marcava cantos, saiu em Dezembro. Penso que continuou por cá. Alverca?
Taument (97-98) 20j 1g; Fica-me na memória a longa guedelha e uma presença no Mundial de 1994 pela Holanda, não deixou muitas memórias.
Paulo Nunes (97-98) 8j 2g; Eu estava lá, estreia na Luz com o Campomaiorense, 2 golos, ainda com o sabor da polémica do verão que o colocava e retirava do Benfica todos os dias, depois, lesões, indisciplina e rumo a casa em Janeiro.
Pringle (96-99) 55j 8g; De todos é o que mais jogos realizou, mas quem não se lembra daquele estilo desajeitado e de ponta de lança que marcava menos golos que muitos centrais, foi para Inglaterra (?), terminou a carreira pouco depois algures na terceira divisão com uma perna partida em três sítios.
Gary Charles (98-99) 4j 1g; Era um defesa direito que não deixou quaisquer saudades, de Inglaterra chegam noticias de que está preso. Abandonou obviamente o Futebol.
Steve Harkeness (98-99) 9j 0g; Minha Nossa, a seguir ao King vem este gajo, era uma espécie de fetiche de Souness que o levou com ele para Inglaterra. Também já abandonou.
Michael Thomas (98-99) 25j 1g; Ficou conhecido como o “He got Balls” mais uma das loucuras de Souness, odiado pelo público, só o vi correr uma vez, a seguir ao golo que marcou ao Guimarães na Luz, nesse dia foi aplaudido pela 1ª vez na Luz e pela última.
Nandinho (98-99) 4j 1g; Impediu o Benfica de perder com o Alverca na Luz, no ultimo segundo, em Dezembro foi emprestado, ao Alverca.

Sem comentários: